Mata Ciliar com enfoque na nascente do Rio Jacucaca-Califórnia/PR

RIPARIAN FOREST WITH FOCUS ON THE SOURCE OF THE JACUCACA RIVER - CALIFÓRNIA/PR

BOSQUE RIBEREÑO CON ENFOQUE EN EL NACIMIENTO DEL RÍO JACUCACA - CALIFÓRNIA/PR

Autor

Glória Nascimento da Silva
ORIENTADOR
Prof. Dr. Luciano Santos de Farias

URL do Artigo

https://iiscientific.com/artigos/5719F7

DOI

Silva, Glória Nascimento da . Mata Ciliar com enfoque na nascente do Rio Jacucaca-Califórnia/PR. International Integralize Scientific. v 5, n 46, Abril/2025 ISSN/3085-654X

Resumo

O presente artigo busca apresentar de forma clara e precisa a importância das matas ciliares para a preservação das nascentes, das quais dependemos para ter água potável de qualidade. No intuito de chamar a atenção das pessoas e autoridades para a relevância da temática, este trabalho foi organizado, tendo por base pesquisas bibliográficas acerca da importância das matas ciliares, pesquisa com algumas pessoas bem observação de áreas como uma das principais nascentes, a do Rio Jacucaca, que abastece o município de Califórnia, situado ao norte do Paraná. É observável que os dados coletados apontam para algumas situações desfavoráveis que a referida nascente vem enfrentando, ocasionando sérios danos à sua existência. Nota-se que, se ações urgentes não forem organizadas e tomadas, brevemente a nascente desaparecerá, bem como será certo a contaminação de sua água.
Palavras-chave
Bioma Mata Ciliar. Rio Jacucaca. Preservação Ambiental.

Summary

This article aims to give a clear and precise the importance of riparian forests for the preservation of the springs, on which we depend for drinking water quality. In order to draw the attention of the people and authorities for the relevance of this topic, this work was organized, based on library research about the importance of riparian forests, research with some people watching areas as well as one of the main springs, the Rio jacucaca, which supplies the city of California, located north of Paraná. It is observable that the collected data point to some unfavorable situations that this spring has been facing, causing serious damage to their existence. Note that if urgent actions are not taken and organized, the source disappears briefly, and be sure the contamination of their water.
Keywords
Riparian Forest. East. River Jacucaca. Preservation.

Resumen

El presente artículo busca presentar de forma clara y precisa la importancia de los bosques ribereños para la preservación de los nacimientos de agua, de los cuales dependemos para tener agua potable de calidad. Con el objetivo de llamar la atención de las personas y autoridades sobre la relevancia del tema, este trabajo fue organizado con base en investigaciones bibliográficas sobre la importancia de los bosques ribereños, entrevistas con algunas personas y observación de áreas, como una de las principales nacientes^la del Río Jacuaca que abastece al municipio de California, situado al norte del estado de Paraná. Se observa que los datos recolectados apuntan a algunas situaciones desfavorables que dicha naciente viene enfrentando, lo que está ocasionando graves daños a su existencia. Se nota que, si no se organizan y adoptar acciones urgentes, en poco tiempo la naciente desaparecerá, así como también será segura la contaminación de suas aguas.
Palavras-clave
Bioma Bosque Ribereño. Río Jacucaca. Preservación Ambiental.

INTRODUÇÃO

Entendendo a importância de despertar a consciência crítica acerca da preservação e conservação das matas ciliares, o presente trabalho tem por objetivo apontar a situação em que se encontra uma das nascentes que abastece o município de Califórnia, com seus oito mil e sessenta e nove habitantes.

É fato de que a degradação ambiental é uma realidade negativa que afeta grande parte do planeta Terra, porém, é de suma importância que se leve o homem a refletir sobre suas ações, considerando que a natureza tende a responder aos danos que sofre, seja a curto ou longo prazo.

Desta forma, este artigo, elaborado tendo por norteio metodológico pesquisas bibliográficas, pesquisas com moradores e observações da nascente, busca mostrar a situação de uma das muitas nascentes que existem e que estão enfrentando danos que podem ser irreversíveis, na tentativa de despertar a consciência humana para a preservação do meio do qual dependemos para viver.

CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA DA MATA CILIAR

Também identificada por ripária, o termo “mata ciliar” é utilizado para identificar as matas que se localizam ao redor das nascentes, bem como ao longo do curso das águas, sendo que essas possuem uma enorme importância para o equilíbrio natural.

Atualmente muito se tem discutido acerca da conservação das matas ciliares, pois segundo Araújo et al., (2004), as matas ciliares, a qual se refere como “floresta ripária”, exercem um papel de “corredor ecológico que permite a movimentação da fauna e dispersão dos vegetais”( p.129 ), contribuindo significativamente para a migração de genes dos elementos que compõem o ambiente.

Dessa forma, analisando todas as funções que a mata ciliar desempenha, pode-se afirmar que também possuem como função primordial a filtragem e regulamentação do fluxo de água, nutriente e outros elementos primordiais para o equilíbrio de todo ecossistema.

É importante destacar que as matas ciliares exercem um papel hidrológico decisivo e insubstituível na natureza, tais como dar estabilidade às áreas precárias, também conhecidas por ribanceiras; servir de divisão entre terrenos elevados e o ecossistema aquático; filtrar e controlar a quantidade ideal de nutrientes nas bacias hidrográficas; dificultam o escoamento superficial do terreno, impedindo que aconteça o deslocamento de sedimentos inadequados até o sistema aquático; auxiliam no fornecimento da alimentação aos peixes e demais componentes da fauna aquática; e ainda funcionam como uma rede que intercepta a radiação solar, controlando a temperatura da água dos rios.

Mesmo sabendo da importância da mata ciliar, é facilmente notado que o homem, na ânsia de aumentar as áreas residenciais construídas, as que podem ser cultiváveis, acaba por desrespeitar o meio ambiente em sua totalidade.

Um dos maiores problemas que a natureza enfrenta é a devastação, onde o homem retira as árvores e não planta outras de função semelhante, acabando por comprometer negativamente todo equilíbrio ecológico. Neste contexto, Martins (2001, p. 143) cita que “a eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o desmatamento de matas ciliares”.

É fato de que, a despreocupação com o planejamento, tendo por consequência a destruição dos recursos naturais, em especial das florestas, marcou o processo de ocupação do Brasil.

Martins (2001) aponta, que ao longo da história do país, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada e cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades.

Atualmente temos inúmeros rios assoreados em consequência do desmatamento das matas ciliares, considerando que estas são responsáveis pela proteção do solo. Assim, estando desprotegido, o solo sofre muito com a chuva, sendo que esta acaba por levar grande quantidade de terra para os rios, lagos, ribeirões, etc. Esse processo é responsável pelo assoreamento e diminuição da qualidade e quantidade de água, interferindo em todo o ecossistema que existe nos rios.

Neste contexto, as matas ciliares são diretamente agredidas, bastando apenas refletir sobre o aumento desordenado de construções residenciais e até mesmo industriais às margens dos rios.

Além disso, essa vegetação é o alvo mais focado quando da construção de hidrelétricas, aberturas de rota de deslocamento (rodovias, ferrovias, estradas…), dificuldade de acesso a fontes de abastecimento para animais e outros.

Considerando a relevância deste elemento da natureza, as matas ciliares tiveram uma atenção especial por parte dos órgãos legais de nosso país, sendo que se elaborou um Código Florestal, através da Lei n.° 4.777/65, a qual, desde meados de 1965, passou a ter as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente (BRASIL, 1965).

Neste sentido, entende-se que toda a vegetação natural existente em todo o percurso das margens dos rios, bem como ao redor de nascentes e de reservatórios devem ser preservadas, sendo tidas também como reserva legal.

Borges (1999) aponta que se entende por reserva legal todo espaço territorial especialmente protegido, de manejo sustentável, considerando que a instituição da reserva legal não é indenizável, e nem desapropriável. Seu objetivo é a preservação da diversidade biológica de espécies da fauna e da flora. Além de ajudar na proteção do solo contra a erosão e a perda de nutrientes, e na manutenção da capacidade de água dos lençois freáticos.

Ainda neste sentido, entendendo a mata ciliar como um elemento de amplo significado e relevância, Krupek e Felski (2006, p.180) despertam para a “importância da mata ciliar não somente para a biodiversidade não aquática, como também sua interferência sobre as espécies aquáticas presentes”.

Refletindo sobre o exposto pelos autores, nota-se que, com a destruição das matas ciliares, temos alteração na temperatura e, consequentemente, na composição química da água, devido à maior exposição aos raios solares, interferindo assim na existência das espécies que compõem o ambiente.

Refletindo sobre a situação atual em que se encontra toda a natureza, inferimos que é de extrema urgência que o homem passe a ter uma nova visão no que se refere a preservar e conservar o meio ambiente em que vive.

Mata Ciliar – Nascente do Rio Jacucaca – Califórnia/PRFonte: Glória N. da Silva

A IMPORTÂNCIA DAS NASCENTES PARA O HOMEM

As nascentes são elementos hidrológicos de suma importância para o equilíbrio e qualidade do sistema fluvial.

Na natureza existe um processo contínuo, onde a água da chuva infiltra o solo chegando até os aquíferos, sendo que aqui se percebe a importância das nascentes que atuam como pontos de passagem da água subterrânea para a superfície, onde será utilizada pelo homem para a manutenção de sua existência.

É importante saber que vários desses fluxos, mesmo em épocas de pouca chuva, não cessam, considerando que são alimentados pelas águas armazenadas nos aquíferos, surgindo assim o que chamamos de rios perenes.

Dessa forma, nota-se a relevância das nascentes para a manutenção de todos os sistemas fluviais, sendo que a disponibilidade da chuva é inconstante e muitas vezes imprevisível, torna-se de responsabilidade das nascentes, a manutenção dos fluxos dos rios e córregos disponíveis ao homem.

Para melhor entender toda essa complexidade de informação e despertar a consciência crítica da preservação, conservação e recuperação do meio já tão degradado, Dias (2004, p.107) comenta que a Educação Ambiental, apresenta-se como uma oportunidade onde o indivíduo, desde criança, tenha contato com informações relevantes, construindo assim, a consciência quanto ao meio ambiente, formando valores e adquirindo habilidades que os capacitarão para atuarem conscientemente em prol dos problemas ambientais.

O MUNICÍPIO DE CALIFÓRNIA/PR

Fundada pelo engenheiro civil Dr. Alberto L. V. Duplesses, de nacionalidade francesa, em parceria com o topógrafo Minoti Bolinelli, o município de Califórnia foi legalmente elevado a município em 1955, pela Lei nº. 253 de 26 de novembro de 1954.

O município está localizado ao norte do Paraná, é cortado pela BR 376, uma das mais importantes rodovias do país, limita-se com os municípios de Apucarana, Marilândia do Sul e Londrina, tendo por delimitação os rios Jacucaca, D’Ouro, Massuíno e Faleiros, com uma população estimada em aproximadamente 8.069 habitantes (IBGE. 2007)

ÁREA DE ESTUDO

A área selecionada para esta pesquisa corresponde à nascente do Rio Jacucaca, localizada no município de Califórnia, mais especificamente na lateral do Núcleo habitacional “Nego Moisés” contendo trinta e oito residências e sem rede de esgoto adequada, conforme toda área urbana do município.

Sabendo da importância da nascente, foi idealizado um projeto que, segundo alguns órgãos, tinha por objetivo proteger a nascente. Então, foi construído um “corredor de concreto” por onde deveria escoar toda água da nascente, porém, como nota-se que há vários pontos de infiltração, considerando que por cima da canalização, vem avançando o aterro e mais, observa-se a força da natureza através dos inúmeros pontos de água que correm na lateral externa da tubulação.

Ponto de deságue de boa parte da nascente canalizada – 2Fonte: Glória N. da Silva

Nascente avançando a Mata Ciliar – 1Fonte: Glória N. da Silva

Nascente avançando a Mata Ciliar – 2

Fonte: Glória N. da Silva

Na cabeceira da referida nascente, hoje, há as instalações de uma empresa de artefatos religiosos, sendo importante grifar que até tempos atrás, havia também um depósito de lixo e entulhos, conhecido como “lixão” o qual atualmente vem sendo aterrado, fato que não traz nenhum benefício à nascente, pois há o risco de acabar com os “pontos de água” que sustentam a mesma.

Além da degradação que a nascente sofre com o lixo depositado inadequadamente, toda a reserva destinada a Mata Ciliar constantemente sofre ataques, sendo que o mais recente foi uma construção indevida, de uma casa, construção esta que por intervenção da Associação de Moradores do Bairro, foi interditada pelo IAP.

Vista do Núcleo Habitacional construído à esquerda da Nascente

Fonte: Glória N. da Silva

METODOLOGIA

Com o desenvolvimento deste artigo, através de pesquisa bibliográfica, notou- se a relevância de procurar despertar nas pessoas o entendimento quanto a preservação das matas ciliares, surgindo, então, a ideia de estender aos moradores do núcleo, onde está localizada a nascente do Rio Jacucaca a discussão acerca da sua situação.

Assim, pode-se notar que o presente trabalho foi organizado, tendo por base pesquisa bibliográfica, e de campo, realizadas através de visitas e observação à nascente e entrevistas com moradores dos arredores, onde os dados coletados, infelizmente, apontam para a situação degradante da referida nascente.

É importante buscar a reflexão de todos, em especial dos moradores do núcleo habitacional que divisa com a nascente, sobre a sua situação e a importância para a manutenção do fornecimento de água para o município, bem como a preservação do meio ambiente de forma geral.

RESULTADOS 

Após a coleta de dados com dez moradores do Núcleo Habitacional Nego Moisés, pode-se constatar que ainda é grande a falta de comprometimento das pessoas enquanto a preservação do meio ambiente. Infelizmente ainda se tem o pensamento de que “eu sozinho não faço a diferença” ou que “isso é assunto para as autoridades”, fato que acaba por permitir mais malefícios à natureza da qual dependemos para sobreviver.

Foi elaborado um questionário com dez questões, as quais levavam a reflexão acerca da importância da nascente e o que poderia ser feito para conservá-la, sendo que, dos dez moradores, seis eram adultos e quatro adolescentes.

Todas as pessoas abordadas responderam os questionamentos, porém, alguns questionaram se suas respostas seriam identificadas ou se seriam somente destinadas a produção deste trabalho, fato que apontou certo receio das pessoas em se manifestarem livremente, utilizando-se de falas como “meu nome será divulgado?”, “quem vai ler minhas respostas?”, ‘isso não vai me trazer problemas com as autoridades?“, “não quero confusão com ninguém!”.

Vale frisar que houve colocações de pessoas dispostas a buscar melhorias para o bem comum, se colocando à disposição para responder o questionário e contribuir em que for necessário para que o meio ambiente seja preservado.

Mediante esta situação, cabe aos poucos que tem consciência da necessidade da preservação, buscar trabalhar para que esse entendimento seja mudado, e isso deve começar desde os primeiros anos de vida, sendo que a escola é um dos locais mais propícios para que essa conscientização aconteça de fato.

Para concluir a apresentação dos resultados, com as entrevistas realizadas com alguns moradores do Núcleo Habitacional, constatou-se que grande parte dos moradores não se dispõe a enfrentar alguns órgãos para que a nascente seja preservada, achando que ao ficar alheio à situação, o problema será solucionado.

Dessa forma, nota-se que poucas são as pessoas que entendem, verdadeiramente, a importância da preservação de todo o meio ambiente, mas, mesmo tendo ciência, se sentem amedrontados em ter de enfrentar discussões com autoridades e órgãos acerca da destruição da nascente em questão.

Assim, entende-se que há grande receio por parte da população, porém, graças à disposição de poucos, nota-se que ainda há esperança na conservação de todos os elementos que compõem a imensa e vasta Natureza.

Portanto, percebe-se a necessidade de haver um trabalho voltado para despertar a criticidade das pessoas, bem como fazer com que percebam a importância e a dependência que temos do meio que nos cerca.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao concluir a elaboração deste trabalho, constata-se a necessidade de despertar na população o entendimento de que a preservação, de um modo geral, é uma ação necessária e urgente, visto que nossa subsistência depende da natureza.

Na execução deste artigo, notou-se que é clara a situação de descaso de algumas autoridades frente à necessidade de conservação e preservação, sendo que determinados órgãos poderiam usar de suas atribuições para buscar meios de auxiliar e incentivar ações voltadas à preservação de todo o meio ambiente, fato que favorece todo o Planeta Terra.

É preciso que as pessoas acreditem que, com suas ações, podem fazer a diferença na luta em prol da preservação da natureza, lembrando que é a mesma que nos fornece uma das fontes principais de vida humana, a água.

Acredito que este trabalho possa servir de meio de informação e reflexão para algumas pessoas, no intuito de que, principalmente, as Matas Ciliares existentes no município de Califórnia, sejam preservadas e tratadas com respeito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Araújo, M. M.; Longhi, S. J.; Barros, P. L. C.; BRNA, D. A.: Caracterização Da chuva

de sementes, banco de sementes do solo e banco de plântulas em Floresta Estacional Decidual Ripária Cachoeira do Sul, RS, Brasil. Scientia Florestalis. N.66, P.128-141, Dez.2004

Borges, R. C. B.. Função ambiental da propriedade rural. São Paulo: LTr, 1999.

Brasil. Código Florestal. Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965.

Brasil. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 fev 2012.

Dias, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

Krupek, R AFelski, G.: Avaliação da Cobertura Ripária de Rios e Riachos da Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras, Região Centro-Sul do Estado do Paraná. Revista Ciências Exatas e Naturais, Vol. 8 n º 2, Jul/Dez 2006.

Martins, S. V., Recuperação de matas ciliares. Viçosa: Ed. Aprenda Fácil, 2001.

Silva, G. N. Nascente Rio Jacucaca. 2011. 1 álbum (20 fotos): color; várias dimensões.

 

Silva, Glória Nascimento da . Mata Ciliar com enfoque na nascente do Rio Jacucaca-Califórnia/PR.International Integralize Scientific. v 5, n 46, Abril/2025 ISSN/3085-654X

Referencias

BAILEY, C. J.; LEE, J. H.
Management of chlamydial infections: A comprehensive review.
Clinical infectious diseases.
v. 67
n. 7
p. 1208-1216,
2021.
Disponível em: https://academic.oup.com/cid/article/67/7/1208/6141108.
Acesso em: 2024-09-03.

Share this :

Edição

v. 5
n. 46
Mata Ciliar com enfoque na nascente do Rio Jacucaca-Califórnia/PR

Área do Conhecimento

Acesso e repartição de benefícios no Brasil: Uma análise da implementação do protocolo de Nagoia e seus impactos na conservação da biodiversidade no desenvolvimento sustentável
Protocolo de Nagoia. Acesso e repartição de benefícios. CDB. Biopirataria.
Desenvolvimento de materiais biodegradáveis para reduzir impactos ambientais
Materiais biodegradáveis .Sustentabilidade ambiental. Poluição ambiental
A contribuição do mergulho científico para o monitoramento da ictiofauna do lago paranoá
Mergulho científico; Monitoramento da ictiofauna; Biodiversidade aquática; Lago Paranoá; Conservação ambiental.
Hortas escolares como ferramenta pedagógica para educação ambiental sustentável
Hortas Escolares. Educação Ambiental. Sustentabilidade.
Desafios na criação de materiais didáticos para educação ambiental.
Materiais Didáticos. Educação ambiental. Desafios Pedagógicos. Recursos Educacionais.
A importância da reciclagem no contexto educacional escolar
Reciclagem. Educação Ambiental. Ensino Escolar. Práticas Sustentáveis.

Últimas Edições

Confira as últimas edições da International Integralize Scientific

feature-abri-2025

Vol.

5

46

Abril/2025
MARCO

Vol.

5

45

Março/2025
FEVEREIRO (1)

Vol.

5

44

Fevereiro/2025
feature-43

Vol.

5

43

Janeiro/2025
DEZEMBRO

Vol.

4

42

Dezembro/2024
NOVEMBRO

Vol.

4

41

Novembro/2024
OUT-CAPA

Vol.

4

40

Outubro/2024
setembro-capa

Vol.

4

39

Setembro/2024

Fale com um com um consultor acadêmico!

O profissional mais capacitado a orientá-lo e sanar todas as suas dúvidas referentes ao processo de mestrado/doutorado.