Autor
Resumo
INTRODUÇÃO
Na educação temos modalidades diferentes de ensino aprendizagem para alunos e professores, uma dessas modalidades é o ensino à distância e o e-learning dentro dessas modalidades temos muitas ferramentas que podem ser utilizadas, isso viabilizou os alunos que estão distantes a escola conseguissem se aproximar por meios da tecnologia da educação a distância, alunos que antes não podiam freqüentar a escola agora tem a possibilidade de ter a escola dentro da sua casa através de equipamentos conectados à internet.
Vamos diferenciar os meios de ensino a distância para facilitar o entendimento dos recursos como a plataforma moodle no ensino a distância. Segundo Almeida, M. E. B., de. (2003) a educação online, educação a distância e e-learning, são termos muito utilizados para exemplificar a educação no meio digital, porém tem significados diferentes. A educação à distância pode diversas ferramentas para alcançar o aluno exemplos são: televisão, rádio, telefone, fax, computador, correspondências, geralmente é um tipo de estudo que tem uma distância entre aluno e professor, mas que facilita o acesso do aluno ao conteúdo a onde ele estiver, já a educação on-line é um ensino que é viabilizado pela internet, proporciona aos alunos interatividades com outros colegas e professores e trocas de informação entre eles o que ajuda a disseminar informações e conteúdos e discussões entre alunos e docentes. O e-learning é uma modalidade de ensino a distância que também utiliza a internet foi criada pelas necessidades de empresas em treinar seus funcionários, só que foi observado baixa interação entre seus alunos, o que vem desmotivando os funcionários a usar este tipo de modalidade a distância, talvez por falta de conhecimento no uso da ferramenta.
O moodle entre na modalidade de educação a distância baseada em recursos tecnológicos integrados, ou seja, tecnologia da informação e comunicação (TIC) usando os recurso de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), professores postam conteúdos para todos alunos em um sistema que pode ser gerenciado que podem ter alguns recursos para a interação e desenvolvimento de seus alunos (Hannel, K., Valdeni de Lima, J., & Descalço, L. 2017). Hoje é uma ferramenta muito utilizada por diversas instituições de educação para viabilizar o e-learning.
O MOODLE COMO FACILITADOR DO E-LEARNING
Hoje com as tecnologias da informação e comunicação ficou viável para as empresas e escolas utilizarem o e-learning como uma forma de aprendizado, pois evita desgastes de deslocamento, o acesso a informação chega a todos com rapidez e eficiência possibilitando a integração de todos e troca de informações eficientes, permite cursos personalizados para cada necessidade e a interação de grupos distintos viabilizando a interdisciplinaridade (Nascimento, L., & Leifheit, M. 2005). Conforme Rosemberg, Marc J (2002), um dos importantes benefícios propiciados por um sistema de e-learning é a possibilidade que se abre para a Gestão do Conhecimento. A utilização de sistemas informatizados de armazenamento e controle de acesso às informações pode, a custos reduzidos, facilitar a disseminação do conhecimento dentro e fora das organizações, o que é algo fundamental atualmente em virtude da rapidez com que as mudanças acontecem no mercado. A possibilidade de distribuição e troca de informações, que facilitam o compartilhamento de experiências entre pessoas distantes, são alguns dos pontos chave para o desenvolvimento e crescimento de comunidades virtuais de aprendizagem. Podemos citar como comunidade virtual o Moodle que é amplamente utilizado por ser um Software livre que pode ser usado e baixado no mundo todo. O Moodle (Modular Object-4 Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)que foi desenvolvido pelo australiano Martin Douglas em 1999. A ideia de utilização do Moodle foi para a construção de idéias e conhecimentos entre estudantes do mundo de forma interdisciplinar colaborativa.
O Moodle é muito simples de usar é um meio de didática online, onde o professor pode escolher as ferramentas que irá usar com a turma dependendo da necessidade de ensino aprendizagem podemos citar algumas ferramentas: fóruns, chat, diários, dentre outras. O Moodle é bem dinâmico, proporcionando a ideia de colaboração entre os participantes, a cooperação, e a troca de conhecimento, enriquecendo o processo ensino aprendizagem. O moodle pode ser um ensino a distância, presencial ou parcialmente presencial irá depender da necessidade de aprendizado do aluno (Hannel, K., Valdeni de Lima, J., & Descalço, L. 2017).Segundo Hannel, K., Valdeni de Lima, J., & Descalço, L. (2017) em seu estudo foi observado que a ferramenta Moodle não observa a necessidade individual do aluno que os conteúdos postados pelos professores são para a turma toda, não verificando as necessidades individuais e que precisaria de uma personalização do conteúdo para que a aprendizagem fosse efetiva que segundo o autor a aprendizagem deve ser personalizada. A aprendizagem personalizada é aquela que se adapta às necessidades particulares de um determinado estudante.
Quando um estudante recebe atenção individualizada de um professor, geralmente, os resultados são superiores. Isto porque este professor ajusta sua explicação de acordo com o aluno, preservando o tempo e as necessidades dele. A abordagem personalizada implica que o aluno tenha atendimento individualizado quando necessitar, mas que também participe de projetos e atividades em grupo quando isto for facilitar o aprendizado ( Hannel, K., Valdeni de Lima, J., & Descalço, L. 2017). Temos várias versões para o sistema Moodle versões mais modernas que viabilizam um conteúdo mais interativo. Foi analisado um estudo de caso de uma empresa que propiciou5 para seus funcionários um curso a distância pela plataforma Moodle sobre Gestão de projetos onde o objetivo do curso era capacitar os funcionários a serem rápidos nas resoluções dos problemas mesmo que cada cliente estivesse longe e somente interagindo via Moodle.
A empresa queria perceber se os funcionários a usar a plataforma tinham mais agilidade em resolver os problemas, trazendo as soluções necessárias para empresa dentro da problemática de limite de tempo para orçamento para os clientes, sendo assim o estudo analisado por Nascimento, L., & Leifheit, M. (2005) visa identificar se a ferramenta Moodle ajuda na comunicação e interação dos alunos à distância. O estudo realizado na empresa M&M Consultoria de Projetos possui sua sede própria e atua em projetos de clientes em vários estados brasileiros, as equipes de consultores precisam atendem as demandas dos clientes que estão em todo território nacional, o moodle veio da necessidade para evitar o deslocamento os consultores, além de possibilitar uma melhora no atendimento dos seus clientes através dos recursos da tecnologia da informação e comunicação. A empresa escolheu o sistema moodle por ser uma ferramenta de baixo custo de implantação de fácil operação por usuários leigos em programação visual.
De acordo com o estudo de Nascimento, L., & Leifheit, M. (2005) foram realizadas as seguintes atividades: No primeiro encontro síncrono foi realizada uma introdução com apresentação dos objetivos de curso,os alunos se apresentaram através da Sala Virtual e de um fórum de discussão chamado “Conheça seus Colegas”. Mostraram-se contentes com a possibilidade de interação com os colegas.
Durante o curso os alunos foram convidados a interagir no fórum sobre o aprendizado do curso sobre a forma de reflexão, houveram atividades síncronas foram durante sete encontros com a duração média de duas horas por encontro na sala virtual e desenvolveram outras atividades: Leitura de artigos, elaboração de registros, dúvidas eram tiradas do fórum de discussão. O tutor fez avaliação individual de cada aluno, onde as interações com o professor aconteciam nos fóruns, e-mail e pela sala virtual.
O resultado observado baseada nas experiências anteriores com cursos em sala de presencial em comparação com a aprendizagem realizada no curso a distância, analisaram as interações entre os alunos, pesquisa de satisfação e que a única insatisfação dos alunos foi com a carga horária que eles acreditam que como o assunto foi muito aprofundado deveria ter mais tempo de curso. Uma observação feita pelo tutor é que percebeu em uma análise minuciosa que os alunos não se dirigiam um ao outro no fórum para debater assuntos ou mesmo trocar informações, o que foi percebido é que os alunos somente colocavam suas experiências pessoais, mas não discutiam um com o outro, cada um fazendo seu fórum individualmente e isso pode limitar pode limitar a construção de uma aprendizagem colaborativa baseada em experiências profissionais, em contrapartida tiveram um boa interação com o tutor do curso. Para o estudo de Nascimento, L., & Leifheit, M. (2005) foi concluído que obtiveram êxito, pois o resultado da interação contribuiu para que os alunos aprendam de um modo mais eficaz, pois há o estímulo à participação ativa no processo de construção do aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O e-learning desempenha um papel fundamental na sociedade atual, proporcionando acesso à educação para alunos que antes enfrentavam barreiras para frequentar uma sala de aula presencial. Com essa modalidade, é possível que os estudantes concluam seus cursos e ampliem seus conhecimentos de onde estiverem, com flexibilidade para organizar seu próprio ritmo e método de estudo. Isso democratiza o ensino e possibilita que um maior número de pessoas tenha acesso a oportunidades educacionais que impactam diretamente sua qualificação profissional e o desenvolvimento de suas carreiras.
O Moodle, como plataforma de aprendizagem digital, oferece uma ampla gama de recursos que auxiliam tanto alunos quanto professores no processo de ensino-aprendizagem. Os docentes podem disponibilizar conteúdos estruturados, criar interações dinâmicas e personalizar a experiência de acordo com as necessidades dos alunos, tudo isso de maneira prática e acessível. Além disso, seu baixo custo de implementação e manutenção torna a plataforma uma solução viável para instituições e empresas que desejam investir na capacitação de seus colaboradores.
O estudo realizado na empresa M&M Consultoria de Projetos evidenciou a eficiência do Moodle como ferramenta educacional, demonstrando sua aplicabilidade no contexto corporativo para a qualificação de funcionários. A utilização de recursos como fóruns, chats, diários e análises de artigos proporcionou um ambiente interativo e colaborativo, resultando em um aprendizado mais significativo e na participação ativa dos alunos.
Dessa forma, fica evidente que o e-learning, aliado a plataformas como o Moodle, contribui para a modernização da educação, tornando o conhecimento mais acessível, personalizado e eficiente. À medida que a tecnologia avança, a tendência é que o ensino digital se fortaleça ainda mais, promovendo inclusão, inovação e novas possibilidades de aprendizado para diferentes públicos e necessidades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. E. B., de. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. São Paulo: Educação e Pesquisa, PUC – SP, v.29, n.2, p. 327-340.
HANNEL, K., Valdeni de Lima, J., & Descalço, L. (2017). Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. RENOTE, 14(2).
NASCIMENTO, L., & Leifheit, M. (2005). Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle. RENOTE, 3(1). https://doi.org/10.22456/1679-1916.13801
ROSEMBERG, Marc J. E-learning. (2002) São Paulo: Makron.
Área do Conhecimento
Submeta seu artigo e amplie o impacto de suas pesquisas com visibilidade internacional e reconhecimento acadêmico garantidos.